Juventude Ouriense Ok - Agradecendo desde já, a tua disponibilidade para nos conceder esta entrevista, começo por te perguntar como foi a tua adaptação a Ourém depois de tantos anos no Santa Cita?
Pedro Garcia - Boas! Antes demais quero te felicitar por esta tua iniciativa, mais um blogue, onde se pode dar a conhecer o que se vai fazendo por cá. Relativamente á tua pergunta posso te dizer que foi fácil. Em termos pessoais houve logo uma integração ás pessoas de Ourém, que eram e são pessoas de fácil trato e acima de tudo humildes, o que caracteriza este clube JO. Quem por cá passou e permanece, sabe do que falo... Desde o dia que para cá vim, já conheci várias pessoas que dão o seu contributo com grande dignidade, fazendo crescer a JO. Um bem haja para todos por ter sido muito bem recebido nesta cidade, por isso digo que foi fácil a integração e nos termos desportivos também. Vinha de um clube que representei 16 anos com muito gosto e acima de tudo muito respeito, mas como tudo na vida tem um fim, e esse ciclo terminou. O Miguel Cunha (treinador da JO naquela época) fez renascer o hóquei em patins na cidade ao fim de muitos anos e que em abono da verdade se diga, que bem ele fez. "Agarrou" aqui uns miúdos, cresceu com eles até aos seniores, reforçando a equipa nessa época, comigo, com o José Gonçalves, o João Luz e o Hélder Marques, onde todos juntos, lutamos com todas as nossas forças para podermos ficar na história deste clube e tal veio acontecer subindo á 2ª Divisão logo nessa época. Quero aproveitar para deixar um abraço a toda esta rapaziada por tudo que passamos juntos. Como te digo, melhor integração não podia ter sido, tanto que ainda por cá estou e já lá vão 10 "anitos".
Juventude Ouriense Ok - Sei que quando abandonaste como jogador, terá ficado sempre a ideia de que mais cedo ou mais tarde voltarias, porque o "bichinho" estava lá. No entanto, tal não se verificou, o que se passou ao certo?
Pedro Garcia - Olha, sinceramente não foi um abandono, foi mais um abrandar com 31 anos, porque jogando nos seniores desde os 17 anos, estava mesmo preciso de abrandar, mas sempre com o intuito de regressar, até porque adoro o hóquei e se pudesse ainda hoje jogava. O não voltar deveu-se, que durante esse abrandar tive um acidente de trabalho grave que me deixou um braço com muitas lesões, que me impossibilitou definitivamente o regresso aos ringues, enquanto jogador e já lá vão 6 anos, mas o "bichinho" permanece.
Juventude Ouriense Ok - Mudando de assunto, como analisas as alterações introduzidas no que respeita ao apuramento dos clubes para os Campeonatos Nacionais?
Pedro Garcia - Achei a mudança muito benéfica, é mais honesto para quem joga. Voltamos ao que já se fazia antigamente, quem ganha o distrital nesse ano, vai ao Nacional nesse mesmo ano, o que estava a acontecer não era justo, porque quem ganhava num ano, via os colegas do escalão inferior a ir ao Nacional no ano seguinte, portanto foi uma medida benéfica, principalmente os atletas que são os maiores apoiantes.
Juventude Ouriense Ok - Já agora uma opinião sobre as novas regras?
Pedro Garcia - Em relação ás novas regras, só o tempo o dirá..... para mim acho que foi bom estas mudanças do jogo, tacticamente trouxe mais qualidade e tecnicamente, para todos os virtuosos veio abrilhantá-los ainda mais. No geral veio dar outra beleza ao jogo, que até ao momento está a correr bem, vamos ver se assim continua. Benéfica sem duvida, outra forma de jogar, outra forma de preparar os jogos, como também os treinos. O meu voto é positivo.
Juventude Ouriense Ok - Sendo tu o responsável pela formação da JO, como explicas que uma das maiores lacunas, seja precisamente a débil formação a nível de Guarda Redes. Que dificuldades tens enfrentado para colmatar esta lacuna?
Pedro Garcia - Concordo contigo, apesar de que temos bons Guarda Redes, mas o trabalho para estes jogadores, onde a posição deles é tão difícil, nunca é demais... A dificuldade com que me deparo, é não conseguir juntá-los a todos em treino especifico a uma hora a dia certo, treinam três vezes por semana e trazê-los ao ringue mais um dia, não é fácil. Primeiro que tudo, têm a escola, precisam de tempo para os estudos, depois vem a parte familiar, na qual o tempo também é importante, mas mesmo assim vamos tentando colmatar esta lacuna com o tempo de treino que temos, vindo o Bruno e o Luís (ambos G.R. dos seniores) aos treinos, dando-lhes algum tempo para trabalhar com eles.
Pedro Garcia - Esta época, falando dos Juvenis, não está a decorrer como eu queria, porque o objectivo era chegar ao fim em 1º nesta fase, não estamos contudo afastados de ir ao Nacional por nos resta ainda uma oportunidade e podes crer que vamos lutar por isso! Se conseguirmos, por certo iremos fazer o nosso melhor, porque tenho muita confiança nestes miúdos! Já lá vão uns anos com eles e sei o que posso esperar deles, quando todos estão em dia SIM, quem os vê jogar GOSTA, vamos ver no final da época, aí sim se faz o balanço. Acima de tudo o que faço e me dedico é para que o clube que eu represento aproveite da formação, jogadores para a equipa sénior, que muita falta fazem, tanto ao clube e á cidade, é por isso que trabalho o dia a dia nesse sentido. Desde já posso dizer que nesse capitulo não está a correr mal, há matéria para se trabalhar. Em relação aos Iniciados, vamos fazendo o que nos deixam, não é equipa para se debater para o 1º lugar, mas o nosso objectivo traçado é trabalhá-los, para que na próxima época possamos ter uma equipa de Juvenis competitiva. Esse é o meu desejo e espero poder concretiza-lo bem!
Pedro Garcia - Tem sido uma campanha positiva, que vejo com bons olhos, uma equipa jovem, que gosta de hóquei e duma entrega total. Por vezes esta juventude toda pode não ser benéfica, um deslize aqui, outro acolá e caímos para o meu da tabela. Senão como seria? É uma equipa com quem o treinador Hélder Santos pode contar, por ter uma boa margem para progredir, pois são jogadores novos. Força Hélder, está a correr muito bem. Um Abraço enorme para ti.
Juventude Ouriense Ok - Para terminar, resta-me agradecer teres aceite o meu convite para seres o meu primeiro entrevistado, colocando este nosso espaço ao teu dispor, para dizeres o que te vai na alma.
Pedro Garcia - Estamos no começo de um Novo Ano, desejo em 1º lugar a ti e a todas as pessoas que representam a JO, em todas as modalidades e também não podia deixar de ser a , a todos os leitores deste blogue, um Ano Novo cheio de Coisas Boas!Não posso deixar de referenciar e dar uma palavra de apreço a todos os pais que me têm ajudado imenso, enquanto treinador deste clube: O MEU OBRIGADO.
Por ultimo quero agradecer á minha esposa, que sempre me apoiou e ajudou neste complemento da minha vida que é o Hóquei em Patins, Um Beijo Grande Para Ti e para o nosso filhote Santiago.
UM BEM HAJA PARA TODOS
7 comentários:
Se não fosse ele, hoje nao era nada. Obrigado Mister
Grande "trofeu" este que caiu na Juventude Ouriense.
1º como jogador, depois como treinador. Sempre desempenhando, melhor que ninguem, o seu papel.
Muito contribui, diariamente e, como muito esforço, para o bom funcionamento do clube.
Penso que todos (falando pelos jogadores) temos a agradecer-te e contribuir com uma grande entrega ao Hóquei.
Um enorme Obrigado e um Bom ano !
Pedro Silva
Um pilar do Juventude Ouriense
Não o conhecendo tão bem,como certas pesssoas, posso dizer que os poucos anos que lidei com ele foram porreiros.
hoje em dia só posso dizer que venham mais( 20,30,100,1000.....)Pedros Garcias, para o Hóquei.
á uma coisa para mim será sempre PIPOCA.
UM ABRAÇO FORTE E SINCERO.
ERNANI BATISTA
Força Pipoca, és sem duvida uma das figuras impares no nosso hóquei regional. Continua como sempre foste. Abraço
Mário Serra
Ainda me lembro e é claro que nunca vou esquecer deste grande "mister" que me lançou no hoquei patins,obrigado por tudo pipoca...
abraços
Fábio Pereira(Zito)
Pipoca eheh grande abraço e obrigado pelos tempos passados :D foram bons anos e grande magia espalhava-mos nós nos ringues eheh grande abraço do Filipe Ferreira
Enviar um comentário