domingo, 27 de junho de 2010

JUVENIS - Final Four

SPORTING TOMAR 9 - 1 SANTA CITA

HC TURQUEL 5 - 1 JUVENTUDE OURIENSE


 JUVENTUDE OURIENSE 5 - 4 SANTA CITA


HC TURQUEL 7 - 6  SPORTING TOMAR

Poderá dizer-se que esta Final Four ficou marcada pela vitória da equipa do Turquel, que apesar de desfalcada de alguns jogadores, fez da união, a sua maior força, levando os seus oponentes, tanto o JO como a Sporting de Tomar, a irem para casa de mãos a abanar. Mas com uma equipa desfalcada, sempre aparece alguém a ajudar e pode-se dizer que deu muito jeito.

 No primeiro jogo que opunha o Sporting de Tomar ao ACR Santa Cita, assistiu-se a um jogo sem muito história conforme o resultado exprime, com a equipa tomarense a entrar muito forte surgindo o 1º golo logo aos 8 segundos. Daí a até ao final foi um completo passeio do Sporting.

No segundo jogo em que opunha o JO e o Turquel, a equipa ouriense começou pressionando o seu adversário, mas cedo se notou que alguém começou a proteger a equipa turquelense, mas mesmo assim derivado ao seu pendor atacante o JO chega ao intervalo ganhar por 0-1.
 Na 2ª parte com este resultado o JO abrandou e perante a constante protecção de alguém, sem que o Turquel tenha a culpa, esta equipa foi constituindo o resultado, desmoralizando a cada golo marcado, a equipa ouriense. De realçar que a cinco minutos do fim, quando o resultado se cifrava em 4-1, o JO contabilizava 17 faltas, contra 4 do Turquel, até ao final, para além de haver mais um golo para o Turquel, assistiria-se, a um tipo de compensação, para talvez desviar as atenções, chegando o Turquel com 14 faltas e o JO com 18.

Á tarde no jogo entre os vencidos, o que se poderá dizer é que foi um jogo bem disputado, não querendo tirar o mérito ao Santa Cita, o qual encontrou pela frente um equipa psicologicamente abatida (JO)derivado em parte ao que se passou na parte da manhã, mas que mesmo assim foi construindo um resultado, que a poucos minutos do fim se cifrava em 5-2, abrandando permitindo que a equipa da Aldeia do Hóquei reduzi-se para 5-4, usufruindo de um livre directo, no ultimo segundo, ao qual o GR do JO, fez uma excelente defesa, garantindo o empate.

Na final entre o Turquel e o Tomar, o que se deu a vislumbrar foi para além de um Sporting que entrou respeitando o seu adversário e assim foi construindo  o resultado chegando ao intervalo a vencer por 3-0, mas, mais de uma vez e de uma forma subtil, alguém continuou a proteger a equipa turquelense, permitindo entre outras a que um jogador desta equipa, por várias vezes se insurgisse contra certas decisões, sem que alguma vez fosse penalizado,  assistindo-se a esta situação até ao final.
A equipa do Turquel, perante o desnível do resultado que se verificava, nunca virou a cara á luta, mas com a protecção  sempre por perto, conseguiu a poucos segundos do fim empatar a partida a 6 golos, levando o jogo para prolongamento. No prolongamento o Turquel, com um golo ouro obtido quando estavam decorridos 1`27" da 1ª parte, vence o Torneio de Encerramento, organizado pela sua Associação.

A Juventude Ouriense Ok, deseja a todas as equipas envolvidas umas boas férias, e deseja que na próxima época haja por parte de certos agentes desportivos, uma reciclagem de forma a que a aplicação das novas regras sejam implantadas de uma maneira uniforme, requerendo por parte desses agentes e de quem manda neles, humildade e bom senso.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns a todas as equipas presentes nesta final 4 em Valado de Frades, já que nem todos os clubes tiveram o mérito de estar presentes. Quanto aos jogos da parte da tarde, ou seja, entre o 3º e 4º e 1º e 2º, a minha opinião é a seguinte:
O primeiro jogo da tarde em que opôs a Juventude Ouriense e a A.C.R.Santa Cita, posso dizer que foi um jogo equilibrado, já que houve algumas desatenções defensivas de ambas as equipas, em que foram nalguns casos aproveitados pelos avançados das respectivas equipas. No inicio da 2ª parte, a equipa da J.O aproveitou bem algum desnorte da equipa de Santa Cita, mas, a equipa que viajou da aldeia do hóquei do Ribatejo, não baixou os braços, antes pelo contrário, veio para cima da equipa contrária, chegando ao 6-5, já falhando um livre directo, até que no último segundo é apontado novamente um livre directo, mas, o jogador de Santa Cita não consegue marcar, em que fazia o 6-6 ( Era o resultado justo para este jogo ), contudo o g.r da J.O defende este livre directo, mantendo o 6-5 final, favorável à J.O.
Quanto ao jogo da final, o Sp. Tomar entrou com todo o gaz, chegando a uma vantagem de 4-0, contudo na 2ª parte a equipa de Turquel, depois de marcar dois golos, galvaniza e a meu ver, a arbitragem foi um pouco malabarista, fazendo com que a equipa de Tomar se desorienta-se um pouco, permitindo que o resultado chegasse aos 6-6. No prolongamento foi o golo de ouro que ditou o vencedor ( que a meu ver não acho justo, que a decisão de um jogo se faça desta maneira ). A vitória surgiu assim à equipa de Turquel, que pertence à Associação de Leiria, que organizou a prova e nomeou um arbitro de Turquel para apitar a final, envolvendo, uma equipa de Turquel. O arbitro em questão, mesmo querendo ser isento, é complicado...Num futuro próximo, as Associações devem ter mais cuidado com as nomeações que fazem para os demais jogos.

Um abraço amigo,

Nunão

ERNANI BATISTA disse...

Mas agora não vale a pena.
Eu continuo a dizer que as desculpas evitam-se, tais como os acidentes e outras coisas.
Pois não passa pela cabeça de ninguem nomear um Arbitro do local de uma equipa que vai a final.
Pergunto Eu, será que não havia mais ninguem.
É que a poucos meses noa final four do Distrital de Juvenis em Santarém, eu vi pelo menos dois Arbitros.
Mas NUNÃO, se queremos um Hóquei sério,honesto e isento, vamos ter que mudar muita coisa.
Porque chega a uma altura,que eu pergunto, será que vale a pena estar a ensinar os pequenitos a gostar e depois aprender a gostar de hóquei, para depois vir um homem ao fim de semana estragar tudo.
Felizmente que já ando no desporto a perto de 35 ANOS, felizmente que não foi assistir ao jogo, porque possivelmente os comentários seriam de outra forma,mas quando o meu filho saiu de casa eu próprio lhe disse,que foi o seguinte;" vais ter muita calma,não discutas com o arbitro, PORQUE VOÇES SE CHEGAREM A FINAL COM O TURQUEL NÃO GANHAM, PELOS VISTOS NÃO ME ENGANEI,porque sei como funcionam certas cabeças pensantes do nosso desporto, mas EU acredito que um dia chegará alguém que diga BASTA.
E uma palavra para o SRº arbitro, não pode ameaçar, não pode intemidar ninguem, se tiver que expulsare expulsa, mas como a consciencia estaria já um pouco pesada,não o pode fazer.
DEVE estar a pensar quem será este gajo, digo-lhe já e sem medo de por o meu nome pois não me escondo no anonimato, Sou Arbitro estágiario, ando a aprender, erro como todos mas nunca intencionalmente, pois quando tiver a sensação de estar a fazer intencionalmente, simplesmente retiro-me.
Por enquanto vou tentar ajudar, mas como já saí do Futebol por causa de situações parecidas, quero ver se estou enganado e ajá mais honestidade no Hóquei, EU ACREDITO QUE PODEMOS MUDAR, MAS TEMOS QUE SER TODOS.
EU ACREDITO E VOÇES???????

É somente a opinião de quem ama verdareiramente o Hóquei, é a opinião de quem não nessecita do hóquei para nada , pois estava melhor em casa a descansar, mas como gosto de Hóquei, ou como já disse a alguém, aprendi a gostar de Hóquei.

simplesmente
Ernani Batista