quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gonçalo Coelho em Entrevista


Gonçalo Coelho treinador dos seniores do Juventude Ouriense, depois de vários anos a treinar equipas de escalões inferiores, abraçou este novo projeto e para isso o JOOK quis saber na primeira pessoa o que lhe vai na alma.

JuvOurienseOK - Depois de um período onde o escalão sénior não fazia parte dos planos para época 2013/2014, o que te levou a assumir o comando técnico?

Gonçalo Coelho - Um clube tem de ser visto por um todo, e não por pequenas partes, por escalões individualizados. A presença de uma equipa sénior tem de ser vista como um exemplo para todos os atletas, equipa onde todos anseiam chegar. Tem de ser vista como o Motor que puxa todas as carruagens. Assim, foi o primeiro fator que me levou a assumir o comando dos seniores da Juventude, sabendo à partida de todas as dificuldades que me esperavam. Um outro fator foi o fato de haver jogadores que teriam de abandonar a prática do hóquei em patins. Na altura (ainda coordenador da formação) juntando tudo, os seniores da Juventude não podiam terminar. Sendo convidados todos os anteriores jogadores a fazerem parte da equipa, uns aceitaram de imediato, outros não aceitaram por compromissos profissionais, outros já tinham clube e outros simplesmente declinaram o convite.

JOOK -  Numa equipa composta na sua maioria por elementos da casa e com uma média de idades a rondar os 20 anos, que mensagem tens passado para que todos se possam  sentir valorizados e empenhados?

GC - Uma equipa bastante jovem é um fato, contudo é com enorme orgulho que vejo todos a trabalhar no mesmo sentido, de hoje fazerem melhor que ontem, de amanhã fazer melhor que hoje, esse é o nosso objetivo, deixando os resultados para segundo plano, contudo quando se pode ganhar não se vai perder. Todos independentemente da sua idade, ou do seu nível hoquistico são tratados por igual, ninguém é melhor ou pior que ninguém, cada um tem a sua especificidade. Todos terão a tal oportunidade como tem tido até aqui. Conto todos, tentando retirar o melhor de cada um.

JOOK - Nesta equipa jovem, onde se faz sentir a presença do Bruno Aires, como o elemento mais experiente, tenho presenciado  que existe uma união de grupo, onde a amizade vai para além das quatro linhas, achas que falta algo para reforçar essa união? 
GC - A união de grupo tem de ser o nosso “jogador/treinador” mais forte, só assim se pode conseguir elevar uma equipa, onde cada um apoia o outro motivando-o e não desmotivando-o, é com essa união que espero contar sempre até ao fim do campeonato que estamos inseridos. 

JOOK - É já no próximo domingo que se inicia o Campeonato Nacional da III divisão, onde o Nafarros se apresenta como um dos candidatos á subida, o que podemos esperar da Juv Ouriense para esse jogo, e que outros clubes, achas que são candidatos á subida?

GC - Da nossa Juventude podemos esperar um grupo unido e determinado a fazer um bom jogo no próximo domingo as 18 horas no municipal de Ourém, lutando em cada segundo, demonstrando o exemplo que estão a ser para os mais novos ourienses. Sabendo que vamos defrontar um recém despromovido da II Divisão e candidato á subida adivinha-se um jogo de extrema dificuldade, com bons executantes da nossa modalidade. Todavia, não vamos perder oportunidade de demonstrar todo o nosso trabalho que temos realizados até aqui. “Lutaremos” com as nossas armas, conseguindo com que os nossos objetivos sejam cumpridos na íntegra. 
A III divisão zona centro penso que será uma serie muito complicada e bem disputada, onde o Nafarros e Marinhense apostam na subida, assim como o Marítimo, Estremoz ou até mesmo o Mealhada B são sérios candidatos a um lugar cimeiro de acesso à subida. No entanto, Tojal, Vialonga, Pessegueiro, Oliveira do Hospital são sempre equipas candidatas a intrometerem-se nesses mesmos lugares, qualquer uma delas muito bem lideradas e com praticantes de relevo do nosso hóquei. A todas sem exceção desejo um bom campeonato, baseado no desportivismo e na essência do hóquei.

JOOK - Desejando-te as maiores felicidades para este projeto, o qual te espero acompanhar e apoiar-te incondicionalmente, fica aqui o desafio para  poderes dizer de tua justiça?


GC - Obrigado pela oportunidade de me pronunciar acerca da equipa sénior de hóquei em patins do Juventude Ouriense. Aproveito a oportunidade para dizer o quando estou grato e orgulhoso por ter os atletas que tenho a trabalhar comigo, sei que qualquer um sem exceção vão ter um futuro promissor, dedicados e empenhados a fazer em cada treino mais em melhor. A direção que tudo tem feito para nada falhar aos atletas. Sendo que o nosso objetivo passa por fazer a cada treino a cada jogo mais e melhor, considerando este o ano “zero” sedimentando processos para um futuro risonho.
Aproveito para convidar todos a assistir à primeira jornada do Nacional da III divisão no próximo domingo dia 10 às 18 horas  e apoiar a equipa do Juventude Ouriense, constituída por praticamente todos os atletas formados em Ourém, com exceção de 1, que já tem imensos anos vestido de Azul e branco.


Obrigado Gonçalo pela tua disponibilidade e domingo lá estarei para que em conjunto, não esquecendo  ninguém, possamos continuar a por o hóquei do Juventude Ouriense no mapa Nacional.


Sem comentários: