segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Por Dentro

Juniores

Juv Ouriense 3 - 7 A Académica C

Mau Demais Para a Modalidade
No sábado passado o JO jogava a ultima hipótese de estar presente no Nacional da categoria, não conseguindo transpor um obstáculo chamado Académica, que se apresentou em Ourém com uma equipa muito arrumada e lutadora, fazendo com que a nossa equipa assumisse o jogo criando inúmeras oportunidades de golo, mas como quem não marca, mais tarde ou mais cedo acabará por sofrer e foi isso que aconteceu, em perigosos contra ataques os jogadores da cidade dos estudantes, desferiram golpes fatais no ultimo reduto ouriense. Não querendo tirar mérito á vitória academista, o jogo ficará marcado pela arbitragem do Sr. Ricardo Rodrigues, que simplesmente nunca a minha pessoa em muitos anos de hóquei tinha visto. Só ser novo nestas andanças não é desculpa, regras mal interpretadas em todos os seus capítulos, em caso de duvida a equipa da casa era sempre penalizada, originando com esta postura ataques de insatisfação por parte dos atletas que em desespero de causa e cabeça perdida cometeriam algumas atitudes reprováveis, mas com o intervenção dos bancos no seu apaziguamento essas atitudes foram cada vez menos frequentes. Este Sr. já tinha dado indicações no jogo anterior, de juvenis o que se viria a passar no jogo seguinte, sem pulso, sem saber muito bem as regras, depois de apitar demorava a levantar o braço para a indicar a equipa penalizada, etc... Poderia enumerar alguns lances, mas eles foram tantos e consecutivos que o melhor é ficar por aqui.
Estes atletas já não estão na idade da inocência e por isso já (alguns) não choram(mas revoltam-se), mas as injustiças foram tantas que me levam a pensar se vale a pena andar aqui, promovendo o hóquei do meu clube, contribuindo em parte para o panorama Nacional para que a modalidade continue a crescer e perante tais protagonistas esta duvida manter-se-á até deixar de ser.............................
Em dia de aniversário ainda pensei não escrever sobre este assunto mas ele foi tão mau, tão mau, que a denuncia não poderia ficar "entalada", corroendo Por Dentro. Queria deixar aqui uma opinião, se não havia árbitros mais qualificados no Ribatejo, porque não juntar também os 3 Conselhos de Arbitragem, como fizeram com as Associações, assim o leque de opções seria muito maior.


Cronica Carlos Clemente

3 comentários:

Anónimo disse...

Sou dos que incentiva todos aqueles que nunca viram hóquei ao vivo, a que assistam, pelo menos uma vez, para que possam apreciar uma modalidade que pode ser vibrante e entusiasmante, e fiquem com vontade de voltar.
Neste jogo em particular, estiveram presentes as escolinhas do JO, acompanhados de amigos e familiares, nada disso aconteceu, pelo que se espera, possam ter nova oportunidade, pois hóquei houve pouco e divulgação mais negativa seria difícil (deveria ter sido colocada bolinha vermelha).
A vitória da Académica de Coimbra foi incontestável, na 1ª parte ainda conseguiram algumas jogadas de envolvimento colectivo, ao contrário do grupo de patinadores do JO, quem sabe se contagiados pela arbitragem, que apenas se limitaram a correr de patins e a tentar stickar na maioria das vezes sem nexo. A 2ª parte foi a todos os títulos confrangedora, interminável, paupérrima.
A questão fundamental reside em saber qual o motivo porque foi nomeado um Sr. Árbitro?!? que não está preparado, ainda, para arbitrar jogos destes escalões (ao assistir ao jogo de Juvenis, deu para perceber, desde logo, que nada de bom viria a seguir).
Se na 1ª parte fui dos que contestaram as decisões tomadas, algumas delas demasiado incongruentes, que levaram o jogo a entrar numa espiral de violência, não fora a acção de alguns responsáveis de ambas as equipas e poderiam as consequências ter sido bastante graves, já na 2ª parte acabei por perceber o quanto o Sr. estava perdido, tomando decisões caricatas, que ao invés de proporcionarem o riso, antes davam vontade de chorar.
Se não têm árbitros preparados para apitar jogos de juniores ao sábado á noite, por via dos encontros de seniores, porque não alteram a data dos mesmos?
Porque acontecem situações destas, amiúde, ao JO, quando por exemplo para um jogo do mesmo escalão (Almeirim-Tomar), foram nomeados dois árbitros experientes?
Será que vale a pena continuar a investir em tempo e dinheiro, para, após um jogos destes, ficar sem vontade de assistir a qualquer outro jogo.
Só apetecia ir para casa, sair dali.
Demasiado MAU...
Manuel Oliveira
Ourém

Anónimo disse...

Claramente claro.
Faço minhas, as vossas palavras, tanto da crónica como do comentário do Manuel Oliveira.

Um Ouriense

Anónimo disse...

Eu já vi árbitros apitarem mal, mas chegarem ao ponto de apitarem e de bloquerem sem saber o que fazer nunca tinha visto.
Este árbitro foi o mesmo que apitou a JO no escalão de Infantis e que originou a famosa crónica "O choro dos inocentes", dando a entender que a JO foi beneficiada nesse jogo, mas é falso, e quando há certos blogs que atinjem uma certa dimensão a nível nacional, deveriam ter cuidado com o que publicam. O jogo não tem só 1 minuto e quando se inventam 3 livres directos (que são superiormente executados) que originam 3 golos, já não importa como ficam os jogadores adversários e se choraram ou não.
O que é certo é que na 2ª feira seguinte alguém já adulto, também foi "chorar" para a reunião da APR.
Tanto num como noutro jogo, o árbitro esteve mal, e quando assim é, perdem ambas as equipas, perde o público e perde o hoquei.
Cheguei a temer sobre a maneira como terminaria este jogo de juniores, mas penso que houve respeito e ambas as equipas se aperceberam de que realmente, aquele árbitro não daria pra mais.
Ele precisa de aprender, mas não é o único culpado e neste jogo também havia mais alguém que deveria ter a lição mais bem estudada.
Enfim, todos vamos aprendendo.

Mário Pereira